sexta-feira, 18 de julho de 2008

Seres fantásticos e mitológicos em edições exclusivas do Círculo de Leitores

Em semana de estreia das Crónicas de Nárnia: O Princípe Caspian, e depois da passagem por Lisboa da escritora fantástica Juliet Marillier, deixamos aqui duas sugestões de obras ditas de referência, na área da mitologia e fantasia, em edição exclusiva do Círculo de Leitores.

Da autoria de Judy Allen, A Enciclopédia da Fantasia, para um segmento mais curioso e menos científico, conta-nos algumas das lendas, origens e estórias mais populares do mundo, sobre seres fantásticos e imaginários.

Elfos, fadas, anões, duendes, ninfas, dragões, bruxas, vampiros, lobisomens, fantasmas e espíritos da natureza, são algumas das figuras que a autora identifica e traça o historial, com referência a livros e filmes que as recriem, com destaque para A Fada Oriana de Sophia de M.B. Andersen, ou para as tágides (ninfas do Tejo) dos Lusíadas de Camões.

Destaque também para os animais fantásticos, como o belo e mágico unicórnio, que tem nas tapeçarias vermelhas "A Dama e o Unicórnio", expostas no Museu Cluny em Paris, e no conjunto "Unicórnio em Cativeiro", este em tom de azul, no Museu Cloisters em Nova Iorque, datadas de finais do século XV, duas das suas mais famosas representações.

O livro tem ilustrações muito bonitas, pinturas, quadros e fotografias e as descrições são de leitura fácil e cativante, uma referência para as várias faixas etárias.

Não tão colorido, mas igualmente de leitura cativante, Mitologia do Mundo, da autoria de Neil Philip traz-nos alguns mitos e lendas, que povoam a História dos cinco continentes.

Começando pelos mitos clássicos, da Grécia e Roma antiga, passando pelos egípcios e pelos escandinavos, com destaque para os vikings, aos povos da Ásia e África, Oceânia e Austrália, sem esquecer as Américas (do Sul, Central e do Norte), o autor não descura nenhum ponto do planeta.

Dos deuses que cospem fogo, aos que exigiam sacrifícios, os bons e os maus, semi-humanos, imortais, todos são descritos neste livro, que embora só tenha 160 páginas é uma excelente introdução ao estudo e descoberta da Mitologia Universal.

Sem comentários: