segunda-feira, 28 de julho de 2008

Omara Portuondo em Portugal

Um dos maiores nomes da música cubana, volta a Portugal, Omara Portuondo, actualmente com 60 anos de carreira, regressa ao nosso país para dois concertos em Outubro, um no Coliseu do Porto a 21 e outro na Aula Magna de Lisboa a 22, nos quais vai interpretar temas do seu último albúm “Gracias” e no qual conta com a participação de alguns nomes da canção latina e brasileira, numa produção da Mandrake.

Ainda a propósito das suas relações com o Brasil, destaca-se a colaboração entre Omara e Maria Bethânia, que depois de se terem conhecido durante uma digressão da cantora cubana pelo Brasil em 2005, resultou num disco gravado em 2007 e que agora chega a Portugal.

Omara Portuondo e Maria Bethânia é o nome do disco que foi gravado no estúdio da Biscoito Fino, no Brasil e foi posto à venda hoje - dia 28, em Portugal, numa edição da IPlay, um aperitivo para os concertos de Outubro.

Já considerado um sucesso no Brasil, onde o albúm foi lançado em Março, este trabalho é composto por 11 temas da música brasileira e cubana, alguns do Buena vista Social Club e um inédito – “Doce”, a solo ou em dueto.

Dona de uma voz quente e suave, a grande senhora cubana, nasceu em Havana em 1930, de mãe espanhola e pai negro, a sua carreira começou em 1945 no Havana’s Tropical Club, mas foi a sua passagem pelo Buena Vista Social Club que a tornou conhecida no mundo inteiro, imortalizado em 1990 no documentário de Wim Wenders, desde então tem viajado pelo mundo inteiro e editou vários albúns, onde combina os ritmos do jazz, com os quentes cubanos danzón, salsa e merengue.

Maria Bethânia é uma referência da música brasileira e da Bossa Nova que ainda hoje encanta os fãs de todo o mundo de língua portuguesa, aqui numa experiência inédita.

Sem comentários: