"Preparem-se para uma noite completamente diferente. Para rir, gritar, saltar, pensar, recear e até dançar" - esta é a proposta do grupo teatral Tapa Furos, para as noites de fim-de-semana, na Quinta da Regaleira , em plena serra de Sintra.
Folia-Tu és Isso - é o nome da peça que o grupo leva a cena, num cenário pouco habitual e no qual o público é obrigado a participar.
Apelidado pelo encenador de "Teatro do Despespertar", a Folia tem por base textos de Camões, Gil VIcente, Padre António Vieira, Agostinho da Silva e Fernando Pessoa. Fala-nos do Quinto Império, do Desejado e de nós próprios.
Do nosso egoísmo, avareza,inveja, arrogância, entre outros pecados mortais e, da maneira como estamos centrados em nós próprios e na nossa "vidinha" de todos os dias, de tal forma, que não reparamos no que se passa à nossa volta.
Durante quase duas horas e meia, os actores conduzem-nos por um passeio, através da enigmática e bela Quinta da Regaleira (outrora propriedade do milionário Monteiro Milhões), noite dentro, em que a única iluminação são as velas da procissão do Espírito Santo e focos de luz espalhados pelos caminhos de terra.
Depois de alguns sustos e surpresas, a peça termina em ritmo de verdadeira festa, com comida, bebida, música e danças, num momento partilhado por todos os presentes, espectadores e actores, em que a única coisa que conta é "Folia".
Em cena até 14 de Setembro, de quinta a sábado, às 22h00 e domingo às 20h00, na Regaleira, em Sintra. Fotos da Quinta da Regaleira de Alexandra Rosa
Fotos da peça cedidas pelo Teatro Tapa Furos (da autoria de Sérgio Santos)
Sem comentários:
Enviar um comentário